terça-feira, janeiro 5

Enxofre

Meu pulmão manchado está
enxofre puro

diz o doutor
e eu aqui pensando
depois de um dia duro.


Meus filhos aqui ao lado
cheios de expectativas
tentando. 


Da usina
a gasolina corre solta
pelas bombas.
O homem da pickup azul
foi viajar para o sul.
Respiro o enxofre das autoridades insanas
que não ousam admitir que a vida vai falir com o mundo.
Abro a cortina
e o macaco pula para dentro do apartamento
pois a árvore do macaco
queimou-se,
era preciso disse o motorista do caminhão de cana!
A lavoura produz cana
a cana fica na usina
a usina é a menina que enche o bolso do empresário
e o homem da pickup azul

nem soube de nada, está longe,
foi viajar para o sul.


Meu pulmão respira o enxofre
do diesel que me venderam.
E eu paguei pelo diesel
que aos poucos me matará.
De repente olho o macaco
e penso:
Não esta no lugar certo este ser irracional.
Chamo os bombeiros
que o capturam

e com eles
vai-se embora aquele ser.
Disseram-me outro dia que para mata voltou.


Sinto um cheiro
olho o horizonte
a mata queima,

arde,
vira fogueira.
E o macaco
quem saberá?

Nenhum comentário: