sexta-feira, janeiro 8

Patria Minha



Sou brasileira.
Sou de uma pátria mal amada
 pelos seus líderes desrespeitada.
Sou de um pais rico,
 manancial de paz,
povo bom e hospitaleiro,
 destroçado pela corrupção
e assassinado pelos seus líderes.
Sou da paz e da dignidade 
mas sinto que são indignos os homens que lideram meu país.
Sou brasileira sim.
Da terra imensa de praias belas,
 da terra fértil para o plantio,
 das matas preservadas  e rios feito oásis de vida,
do subsolo rico com seus minérios e mais.
Tenho brio,
 vergonha na cara,
pago impostos ,
 pedágios,
  cumpro deveres,
preservo o verde e não poluo,
 respeito superiores
sou cidadão.
A cada anoitecer na frente da TV 
me calo 
diante das tantas  falcatruas,
da falta de patriotismo,
da crise do meu Brasil.
Educação melhorando,
o povo já sabe ler,
 tem emprego
 e qualificação,
a seca já acabou,
a chuva não vai matar,
o brasileiro vive dias de fartura e pão, 
são mentiras!
Mentiras que se escondem
nos milhões que guardam em cuecas.
A saúde pública é um caos,
as pessoas sobrevivem pela sorte.
A educação é um lixo
as crianças são incapazes de interpretar.
Sou brasileira.
.Faço campanhas e ajudo meus irmãos que choram a dor da perda,
o pouco ganho,
a carestia,
o caos.
Choro com eles e lhes digo que não percam a esperança.
Temos que acreditar
que somos o país da bonança,
o país da água limpa,
o país das riquezas 
da biodiversidade,
nossos velhos são cuidados,
o preventivo existe,
não se matam criancinhas,
ninguém há mendigando o pão.
Porém...logo reflito,
sou do País do desgoverno,
corrupção,
descaso,
 roubo na cara,
patifaria,
 que outro nome terão?
Sou do lugar onde há dois pesos e duas medidas.
Onde quem rouba o pão vai para a prisão, maldito ladrão!
E quem rouba a nação
é defendido.
Onde não posso recorrer quando me roubam, 
sempre me calo, sempre pago,  nada posso, nada me resta,
 aceitar apenas é meu filão,
sou cidadão!
Sou do lugar da incompetência,
 justiça cega, 
justiça lenta, 
suborno até..
Onde as pessoas alienadas caem na folia,
...gritam gol e cantam samba na alegoria da vida
fazendo que não entendem que o feijão subiu de preço,
que o ônibus vai aumentar,.
pois passam o ano construindo a fantasia!
Sou brasileira de coração
 só me faltava a educação
 que na dura vida da sacanagem, deseducou-se!
Sou da terra do povo que aceita
não grita
não pinta a cara,
não vai para a rua.
Será que  nada vê?
 Ou vê e nada pode fazer?
Sou brasileira sim, amava minha terra...
até acreditei que seria bem cuidada,
sonhei que um dia do solo a fartura brotaria.
Que o homem de mão na terra
traria para a mesa o pão nosso de cada dia.
Sonhei com líderes justos,
que amassem o meu Brasil.
Sou brasileira e não me orgulho mais!
Sou apenas alguém, 
uma a mais diante dos percalços,
vendo a roubalheira pela televisão.
Sou uma a mais 
 que luta em meio as intempéries para ganhar a vida
a comida, 
 o transporte,
 a roupa do corpo, 
o essencial...
Não viajo mais,
 nao tiro férias...
Não tenho graça nem de opinar.
Eleitora sim...
 mas o meu voto não faz sentido.
Meu grito é mudo nem se faz ouvir,
como andorinha só nem faço verão.
Meu Brasil definha
diante do meu nariz e nada
nada posso fazer.
Acredito numa força maior
A força de um Deus justo
que um dia julgará as atitudes
e então hei de assentar-me frente a frente com os homens que elegi.
Só me restam versos
 porque a utopia, me faz feliz!

Nenhum comentário: