terça-feira, janeiro 5

Dias Mudados

Eu não conhecia
o mundo em que vivo

Tinha para mim
que era algo bom
 e justo 
Achava que havia um lugar distinto
 
para todas as pessoas.
 
Hoje me deparei
 com sua estranheza e frieza
E vi que não há lugar
nem justiça
nem vontade.
Que faço agora
que descobri o mundo?
Tentei ensinar meu filho andar certinho
Dei-lhe valores e sonhos
Disse que deveria trilhar bons caminhos.
E ele tem alma!

Num mundo desconhecido
meu filho segue
com sua alma sensata
que lhe informei
ser preciso.
Eu não conhecia o mundo 
quando dei conta do mal
 imperativo
que ronda a vida
 de todos. 
E temi pela vida do filho
 
a quem não ensinei a malícia da vida.
 
Questionei as verdades
que parecem mentiras

e nem senti valores am almas perdidas.
E agora?
Que rumo darei ao menino?
Na correria
alguém deixou de lado as flores
 
e o inverno ruidoso fez secar as sementes

ser humanos
não mais!
Chorei a tristeza do homem finito
chorei ao pensar no menino
E agora
que fará o menino?
Vi dias diferentes chegando
me perguntei sobre o rumo
concluí aqui
perdido estou! 
Não era este o mundo que eu via

quando pensava poder ajudar.
Mudaram pessoas 
estratégias,
lugares

Mudaram o mundo que pensei encontrar! 
E eu sentei na janela da vida

espreitando a esperança de novos arrebóis.
Senti minha alma em frangalhos 
perdi-me
 
Não era assim
 o mundo que sonhei
O que digo ao menino?
E as lágrimas cairam dos olhos
levando consigo
pedaços de mim.
Não,
meu mundo não era assim.
E o menino
conseguirá?

Nenhum comentário: